terça-feira, 18 de abril de 2017

Olha o erro... É mentira!

Não verifiquei pessoalmente, mas mais de uma pessoa já me avisou que o site da secretaria parou de dar o erro. Nesse caso, recomendo que vocês voltem a usar a versão 5.0 do sistema (descrita neste link).

Abraço,

Bruno

sexta-feira, 14 de abril de 2017

Versão 5.1: Contornando a nova mensagem de erro do site

Caros,

Preparei a versão 5.1 devido à nova mensagem de erro do site que aparece após algumas dezenas de cadastros e não vai embora até fechar o browser (ou às vezes nem assim...). Vocês podem baixar a nova versão clicando aqui. Esta versão funciona da seguinte forma: quando a tela de erro aparece é feito um novo login no site automaticamente e o cadastro continua de onde parou, mas é necessário que se digite o código captcha que aparece devido ao novo login, cada vez que a mensagem de erro aparece. Uma janelinha do iMacros aparece nesse momento para coletar essa informação, conforme mostrado abaixo, e também é tocado um som característico (beep) avisando ao usuário que o iMacros está esperando a digitação.




Mas atenção: existe também uma diferença na instalação desta versão. Como um novo login precisa ser realizado automaticamente cada vez que a mensagem de erro aparece, é necessário armazenar a informação de login e senha do usuário em um arquivo. Assim, além de substituir as macros na pasta iMacros\Macros é necessário criar um arquivo texto na pasta iMacros\Datasources chamado DadosLogin.txt contendo essa informação. Para criar esse arquivo, siga os seguintes passos:

  1. Abra o Windows Explorer (Explorador de Arquivos do Windows) e navegue até a pasta iMacros\Datasources.
  2. Clique com o botão direito na área que mostra os arquivos da pasta e na janelinha que se abre selecione Novo->Documento de Texto.
  3. Escreva o nome do documento como sendo DadosLogin (ou DadosLogin.txt caso a extensão dos arquivos esteja aparecendo).
  4. Dê um duplo clique no arquivo, uma janela do Bloco de Notas do Windows (ou seu editor de texto padrão) deve se abrir.
  5. Escreva no arquivo o número de CPF utilizado para o login no site, entre aspas duplas.
  6. Tecle "Enter" para passar para a linha seguinte e digite a senha correspondente a este CPF, também entre aspas duplas.
  7. Feche o arquivo (não esqueça de salvar suas alterações).
O arquivo final, antes de ser fechado, deve se parecer com a figura abaixo, onde o CPF e senha fictícios são, respectivamente, 12345678901 e sua_senha:


Depois de criar esse arquivo e substituir as macros como de costume, basta utilizar o sistema normalmente, lembrando da necessidade de preencher o texto do captcha cada vez que a tela de erro aparecer.

Por favor testem e comentem aqui. Sei que a solução não é a ideal já que depende de ação do usuário a cada evento de erro. Se tiver novidades aviso aqui.

Abraço,

Bruno